Área Tecnológica

Logística - Suprimento

Metalmecânica - Mecânica

O Curso de Aprendizagem Industrial é gratuito e destinado a candidatos que buscam qualificação para o primeiro emprego e que tenha concluído o ensino fundamental. Para ingressar neste curso, o aluno deverá submeter-se a processo seletivo.

Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais - 800 horas

Objetivo: proporcionar qualificação profissional em processos de usinagem com máquinas convencionais e a comando numérico computadorizado (CNC).

Perfil: usina peças em materiais ferrosos e não-ferrosos em oficinas próprias; estabelece sequências de usinagem; seleciona ferramentas de corte de acordo com a peça a ser usinada; torneia, fresa, retifica e ajusta peças; faz controle de dimensão, forma, posição e grau de acabamento de peças; interpreta desenhos técnicos de  peças e conjuntos mecânicos; realiza atividades de manutenção da máquina utilizada considerando-se os aspectos mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e elétricos; elabora cálculos elementares necessários à usinagem; utiliza-se de catálogos e publicações técnicas; aplica os princípios da segurança no trabalho

Processo Seletivo

Orientações para candidatos encaminhados formalmente por empresa contribuinte 

O Curso de Aprendizagem Industrial é gratuito, destinado a candidatos que buscam capacitação para o primeiro emprego e que tenham concluído o ensino fundamental. 

É oferecido, preferencialmente, para os candidatos que tenham, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 18 anos, exceção feita aos cursos: 

  • Construtor de Carrocerias de Ônibus, Marceneiro e Operador de Processos de Transformação de Polímeros, em que é exigido, no mínimo, 16 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos;
  • Construtor de Edificações, Construtor de Móveis, Eletricista Instalador, Instalador Hidráulico, Instrumentista Montador e Marceneiro-Tapeceiro, em que é exigido, no mínimo, 17 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos;
  • Mecânico de Refrigeração e Climatização, Operador de Processos de Beneficiamento Têxtil, Operador de Processos de Tecimento, Operador Polivalente de Tecelagem Plana, Serralheiro e Soldador, em que é exigido,no mínimo, 18 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

 

Forma profissionais qualificados para as áreas de: Alimentos, Automobilística, Calçados, Construção Civil, Couro e Sintético, Eletricidade, Gráfica, Informática, Marcenaria, Mecânica, Metalurgia, Mobiliário e Vestuário. 

Ao final do curso, os alunos recebem Certificado de Aprendizagem Industrial. 

A seleção ocorrerá primeiramente para candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP. Havendo vagas remanescentes, ocorrerá, oportunamente, processo seletivo para candidatos da comunidade.