Centro de Treinamento SENAI São João da Boa Vista

 

Implantada em 2002, a Agência de Formação Profissional SENAI de São João da Boa Vista vem a cada dia demonstrando o seu valor no contexto industrial, no Município e da região onde está instalada.

Até o ano de 2005 estava localizada no andar térreo  do Edifício “Flávio Augusto do Canto”, Av Dr. Oscar Pirajá Martins, 396, Jardim Santo André, criada por meio de um Convênio entre SENAI – SP,  CIESP – Escritório Regional, Prefeitura Municipal e apoio das empresas do Município. A Agência contava com aproximadamente450 metros quadrados onde estavam instalados suas salas, laboratórios e oficinas para desenvolver atividades de Formação Continuada, além do atendimento pontual e personalizado às empresas (atividade principal).

Pelos resultados que vinham sendo alcançados pela AFP – 592, um novo convênio foi firmado entre SENAI – SP e Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista. Por meio dele, a Prefeitura disponibilizou um novo prédio para abrigar a Unidade, situada na Av. Brasília 1021, ampliando sua capacidade de formação para 4.492 alunos/ano, refletindo assim no seu crescimento rápido, com os mesmos recursos de atendimento incluindo a  infra-estrutura. Sendo inaugurado no dia 25 de novembro de 2005.

Após 8 anos de existência e com as constantes mudanças nos cenários industriais do município e região, com as demandas crescentes por mãos-de-obra qualificadas pelos diversos setores das indústrias regionais que prontamente foi  atendida pela então AFP – 592, conquistou a condição de se transformar em um Centro de Treinamento, o que ocorreu em 11 de fevereiro de 2009 com a RE 12/2009 do Diretor Regional do SENAI – SP. 

Como Centro de Treinamento SENAI de São João da Boa Vista, desde então, começa a se consolidar  como unidade de formação de mão-de-obra na região, e se transforma em um dos principais atrativos para as empresas nacionais e internacionais, com tecnologia de ponta e que procuram o interior do Estado, mais precisamente a micro região de são João da Boa Vista para se instalarem.

No dia 03 de Dezembro de 2009, esteve presente no Centro de Treinamento de São João da Boa Vista – CT 5.92 o Presidente da FIESP Dr. Paulo Skaf, e foi realizada a 1ª reunião com pais, alunos e funcionários. Além do encontro com os pais  o presidente reuniu-se com prefeitos e autoridades da região onde anunciou investimentos significativos para a região, considerando sua ampliação e atualização tecnológica.

A unidade tem trabalhado com grandes parcerias, muitas delas firmadas com a administração central e repassadas a nós, possibilitando a qualificação da mão-de-obra regional sem onerar os seus beneficiados. Destacamos uma das parcerias, que desde 2008 faz parte da rotina de parceiros da unidade que é o projeto com a SERT - convênio firmado entre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e o SENAI SP, que visa desenvolver cursos de qualificação básica para promover a inserção no mercado de trabalho de pessoas com baixa renda, pouca escolaridade e desempregadas.

Iniciamos no segundo semestre de 2011, por meio de projeto do DN, a formação de mão-de-obra para a Ferrovia Atlântica, que inclui a unidade no rol das Escolas que está atendendo o setor ferroviário.

Em razão do acordo entre o SENAI –DN e MEC, firmado em Julho de2008, aunidade escolar está adequando  seus currículos numa concepção mais simplificada e objetiva, focada no perfil final de conclusão, baseados em itinerários formativos e conformidade com a CBO – classificação Brasileira de Ocupações.

 Os ambientes de ensino já estruturados atendem às seguintes áreas:

  • Usinagem Industrial
  • Eletroeletrônica
  • Manutenção Mecânica
  • Automação Industrial
  • Alimentos/Panificação e Confeitaria
  • CNC
  • Ajustador Mecânico
  • Informática/ Auto cad
  • Metrologia
  • Soldagem

 

Em 2010 aunidade recebeu máquinas e equipamentos mais atualizados na área de mecânica e está em fase de implementar ações técnicas de segurança na área de panificação.

Entre outras ações de melhorias, ampliou sua rede de atendimento, e junto a uma grande parceria, Prefeitura e Agência de desenvolvimento da cidade de São João da Boa Vista, desenvolveu muitos cursos na área de costura industrial/vestuário para atender a demanda regional em pleno crescimento, procurando alinhar-se com a nova vocação regional.

Nos dois últimos anos a Escola contribuiu fortemente com política para atração de novas empresas para o município. Neste sentido, grandes e importantes empresas do setor metalúrgico e aeronáutico se instalaram no município fortalecidos e respaldados principalmente com a existência de uma unidade SENAI.  Em parceria, a unidade tem encaminhados dezenas de alunos para estas empresas, onde a satisfação destes tomadores de serviços é muito favorável ao trabalho de qualificação da Escola.

No ano de 2012 iniciou as 4 primeiras turmas do Curso de Aprendizagem Industrial na área de Metalmecânica. E empenhou esforços para atender o projeto do governo Federal PRONATEC, com o desenvolvimento de 53 turmas.

Em 2013 as turmas de Aprendizagem industrial na área de Metalmecânica, e mais duas turmas de Aprendizagem Industrial em Mococa, atenderam as necessidades das empresas da região. Além de dar continuidade no atendimento ao PRONATEC com 106 turmas concluídas.

Em 2014 foram ofertados as turmas de Aprendizagem Industrial na área de Metalmecânica – 4 turmas em São João da Boa Vista e mais 2 turmas de Assistente Administrativo e Mecânico Geral em Mococa. A unidade intensificou as ações junto às empresas por conta do Coordenador de relacionamento com a Indústria recém-chegado a unidade.